sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Informações gerais sobre o evento

III Colóquio do PPG-Letras/UFRGS 
de 11 a 13 de abril de 2011
Organizado pelo 
Instituto de Letras da UFRGS

Chamada de trabalhos:

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS promove em 2011 o seu III Colóquio, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2011, no Instituto de Letras da UFRGS (Campus do Vale). Este Colóquio será um evento destinado principalmente à apresentação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em andamento. Os trabalhos submetidos devem ser preferentemente de alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e devem estar relacionados a alguma das seguintes áreas: Teoria e Análise Lingüística, Lingüística Aplicada, Teorias do Texto e do Discurso, Teorias Lingüísticas do Léxico, Literatura Comparada, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Estrangeiras Modernas.

A taxa de inscrição no evento é de 10 reais, a serem pagos na Secretaria do PPG-Letras/UFRGS até a data do evento.

As modalidades de participação são as seguintes:
  1. Sessão de pôsteres (para alunos do PPG-Letras/UFRGS e de outros Programas):
Destina-se à apresentação de projetos de alunos de mestrado e de trabalhos de alunos de doutorado que estejam na fase inicial de desenvolvimento de suas pesquisas.
2. Sessão de comunicações (para alunos do PPG-Letras/UFRGS e de outros Programas):
Destina-se à apresentação de dissertações recém-defendidas e de dissertações e teses em andamento.

3. Sessão de debates (exclusiva para alunos da PPG-Letras/UFRGS)
Destina-se ao debate de projetos de tese de doutorado em desenvolvimento no PPG-Letras/UFRGS. As sessões de debate terão a participação de professores do Programa e de outros Programas, convidados para este fim. As sessões de apresentação de Projeto de Tese Definitivo de doutorandos ingressados em 2010 podem constar como Exame de Projeto de Tese Definitivo, previsto no Regimento como primeira etapa da qualificação de doutorado. Para tanto, o orientador deve providenciar tal solicitação, e o trabalho deve receber parecer positivo do debatedor (ver adiante detalhes do encaminhamento).


Procedimentos para inscrição:
Os trabalhos deverão ser submetidos pelo
e-mail coloquioppg@gmail.com até o dia 18/03/2011 impreterivelmente através da ficha inscrições que se encontra no site do PPG-Letras/UFRGS. Indicar, no assunto do e-mail de inscrição, a grande área na qual o trabalho se insere.

Normas para submissão de resumo:
O resumo deve conter entre 800 e 1.000 palavras (sem contar bibliografia), em WORD (97-2003), fonte Times New Roman 12 com espaçamento simples. Podem ser apresentados quaisquer aspectos da pesquisa em andamento, desde a estrutura do projeto, no caso de alunos iniciantes, até uma síntese geral da pesquisa, para alunos em fase de conclusão do curso.

Tendo em vista a publicação online do Caderno de Resumos, solicita-se que os trabalhos enviados obedeçam aos seguintes critérios:
- utilizar a seguinte formatação: Título centralizado, em caixa alta e negrito; nome do autor, duas linhas abaixo, à direita; corpo do texto em parágrafo justificado, duas linhas abaixo do nome do autor, com adentramento de parágrafo em 1,25cm;
- não utilizar subtítulos ou tópicos como "resumo", "justificativa", etc;
- apresentar as referências bibliográficas completas, preferentemente de acordo com as normas da ABNT;
- não utilizar notas de rodapé;
- caso sejam usados caracteres especiais, pedimos que sejam indicadas as fontes.

O Caderno de Resumos será disponibilizado aqui e na página do
PPG-Letras/UFRGS.

Para a sessão de debates, o autor deverá enviar, além do resumo, seu texto do projeto de tese (em pdf), para que a Comissão possa enviá-lo ao debatedor. Juntamente com o projeto de tese, deve ser anexada a solicitação do orientador para que a apresentação do projeto no Colóquio conste como Exame de Projeto de Tese Definitivo.


Mais informações sobre o III Colóquio poderão ser obtidas aqui, na página PPGLetras ou pelo e-mail coloquioppg@gmail.com.
A programação do evento está em outro link desse blog.

Porto Alegre. A Comissão Organizadora