quarta-feira, 30 de março de 2011

Instruções para Apresentação dos Pôsteres

A Comissão organizadora distribuirá os trabalhos em sessões, conforme consta na Programação. Caso haja algum impedimento de participação na sessão indicada, os autores devem entrar em contato com a Comissão pelo e-mail coloquioppg@gmail.com até o dia 05 de abril para que seja possível a reorganização das sessões. Após o dia 08 de abril, os autores poderão localizar aqui na página do III Colóquio a programação definitiva das sessões de pôsteres.


A sessão iniciará com uma apresentação de 5 minutos de cada trabalho no Auditório Celso Pedro Luft. Neste momento, não haverá espaço para perguntas, apenas para a apresentação dos trabalhos. Sugerimos que tragam suas apresentações em PowerPoint ou programa similar, para auxiliar na apresentação. 

Logo depois os trabalhos apresentados serão expostos em painéis no Solarium e corredores do Prédio do Instituto de Letras. Os autores serão responsáveis por afixá-los com fita dupla-face ou outros, antes do começo de sua sessão. (Sugerimos que os apresentadores estejam presentes para a afixação de seus trabalhos por volta das 30 minutos antes do início da sessão.) Os autores deverão ficar próximos ao pôsteres exposto durante o restante da sessão  (30min), para que o trabalho possa ser discutido com as pessoas interessadas.

Para garantir que seu trabalho seja corretamente apresentado, pedimos que considerem as instruções abaixo para a confecção do pôster:

·         As dimensões do pôster devem ter entre 90cm de altura e 60 cm de largura.
·          As letras utilizadas no pôster devem permitir uma leitura fácil à distância de dois metros.
·         O pôster deve incluir, no topo, o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), do orientador e a instituição onde o trabalho foi desenvolvido.
·         É preferível que o pôster apresente somente as idéias principais, os tópicos, e que, na medida do possível, chame atenção.
·          Seções como “Introdução”, “Métodos”, “Resultados”, “Discussão” e “Conclusões” são úteis. O texto apresentado deve ser conciso, mas suficientemente claro, que fale por si. Podem-se utilizar figuras, símbolos e cores. As legendas das figuras são essenciais, porém, devem ser curtas e informativas.
·         Não existe um formato único de pôster: pode ser um pôster de tamanho grande, ou vários pequenos pôsteres tamanho A3/A4 que podem ser colocados lado a lado.  
·         Para garantir melhor efeito visual, recomenda-se que as figuras sejam maiores do que 12cm x 18cm.